A Inteligência Artificial nas Empresas

Baseada massivamente em dados, a Inteligência Artificial tem o poder de melhorar o negócio das empresas e a vida das pessoas.

A Inteligência Artificial é a mudança tecnológica mais poderosa da área da ciência da computação na última década. A geração massiva de dados e o aumento exponencial na capacidade computacional projeta um uso acelerado destas tecnologias nos próximos anos.

A Inteligência Artificial se integra aos sistemas existentes oferecendo escolhas mais inteligentes (insights) para seus usuários e assim implementando a capacidade preditiva às aplicações que usamos todos os dias. Conectando diversos ambientes da vida como casa, trabalho, lazer, viagens e muito mais em uma única experiência, a IA não vai somente ajudar quando solicitamos, mas sim nos acompanhar, prever as necessidades e lembrar de tarefas importantes.

O poder que a IA pode gerar para as empresas é praticamente ilimitado tendo em vista que a matéria prima para sua aplicação são os dados que são ativos gerados cada vez em mais abundância. É muito importante que as corporações vejam a IA sobe a ótica de possibilidades de negócio além de simplesmente como elemento tecnológico. De forma ampla, a Inteligência Artificial pode atender diferentes necessidades, mas de forma resumida, podemos apontar:

  • Automação de processos de negócio;
  • Geração de Insight através da análise de dados;

Automação de Processos

A aplicação de IA pode gerar melhorias consideráveis nos resultados das empresas através da robotização de processos, isto é, pelo uso da RPA ( Robotic Process Automation). Sua aplicação passa pela integração dos sistemas existentes, executando tarefas usando os dados existente em conjunto com novos gerados por processo de inteligências criado por aprendizado de máquinas.

Geração de Insight através da análise de dados

Outra forma de utilizar a Inteligência Artificial é na geração de insights pela aplicação de algoritmos que detectam padrões em volumes extensos de dados e interpretam o que eles representam. Neste tipo de aplicação demos a expansão do uso do Analytics, gerando conhecimento novo e retroalimentando os sistemas legados. Podemos listar alguma de suas aplicações:

  • Predição do que produto ou serviço um cliente específico tem tendência a comprar;
  • Identificar fraudes de crédito e seguro em tempo real;
  • Automatizar a personalização de ações de marketing digital;
  • Avaliação de crédito de cliente de forma mais acurada.

Aplicações de insights são normalmente usados para melhorar a performance nas atividades em que somente máquinas podem fazer (uso massivo de automações) e no suporte de atividades realizada por humanos como ferramentas auxiliares para acelerar o processo de tomada de decisão.

Todas as melhorias geradas pelo uso da Inteligência Artificial se revertem em resultados para as empresas, mas também podemos dizer que permitem que os clientes destas companhias tenham acesso a melhores produtos e serviços.