Conhecimento na palma da mão com Business Analytics

Business Analytics

Mais dados não é sinônimo de mais conhecimento, é preciso gerar valor.

O que é Business Analytics

Baseado em análise de dados, aprendizado de máquina e inteligência artificial, o Business Analytics oferece novos métodos e processos para observar profundamente as informações contidas em seus dados e assim melhorar os resultados das empresas.

Com o objetivo de aproveitar todo o potencial dos dados para solucionar problemas reais e gerar impacto positivo nas empresas, utiliza técnicas estatísticas e de machine learning para gerar respostas a questões de negócio relevantes e portanto retroalimentar os processos internos da companhia e se integrar ao cotidiano dos gestores, analistas e técnicos além de melhorar a experiência dos clientes.

A diferença entre Business Analytics e Business Intelligence

De forma simples, as metodologias de Business Analytics e Business Intelligence, diferem pela tipos de ferramentas que utilizam, apesar de podermos considerar que uma é uma evolução da outra. O BI, é mais conhecido e utilizado até então, tem seu uso como ferramenta estratégica e que trabalha sobre dados históricos. Já o BA é bem mais abrangente, se utilizando de métodos estatísticos e de aprendizado de máquinas para enriquecer o conhecimento adquirido pelo BI e assim, permitir aos gestores vislumbrar predições sobre os futuros indicadores de negócio.

Onde aplicar o Business Analytics

Pesquisas levantadas por grandes consultorias da TI, nos permite confirmar que a crescente demanda por projeto de Business Analytics se reverte, de forma marcante, em resultados expressivos no crescimento das empresas. Várias são as áreas em que BA pode agregar valor:

  • avaliação da concorrência;
  • avaliação do histórico da empresa;
  • confiabilidade das informações;
  • agilidade nos planejamentos e simulações;
  • planejamentos estratégicos;
  • melhoria na organização de processos;
  • redução de erros e falhas;
  • redução de duplicação de tarefas;
  • redução de custos;
  • elaboração de estratégias de marketing digital mais personalizadas;
  • melhores perspectivas de crescimento, com base nas informações levantadas.

A aplicação de técnicas modernas de visualização de dados permite que o ciclo se complete atendente a toda a empresa com a informação certa para as demandas operacionais e estratégica. O Business Analytics é peça fundamental para alavancar os resultados das empresas e, dessa forma, transformar estas companhias em orientadas a dados.

Portanto, todas as empresas podem tomar proveito da aplicação do Business Analytics.