
Os resultados do uso da Inteligência Artificial em 2020
A avaliação das empresas sobre seus projetos de IA e o que podemos aprender com elas.
Diante da pandemia da COVID-19, este ano de 2020 foi difícil para empresas de vários segmentos. A Inteligência Artificial tem sido propagada como uma oportunidade tecnológica capaz de melhorar os resultados para estas empresas. Desse modo, sendo a aplicação da IA consenso na oferta das consultorias e nas grandes companhias, qual é a percepção do resultado que estas têm de seus projetos?
Em uma pesquisa realizada pela Capgemini Research Institute, chamada The AI-powered enterprise: Unlocking the potential of AI at scale, entrevistou quase mil grandes empresas com o objetivo de avaliar os resultados alcançados a partir da adoção da Inteligência Artificial em grande escala. Do relatório alguns pontos chamam atenção:
- Implantar IA não é fácil
- IA vale a pena
- Continuidade do uso massivo de Inteligência Artificial
- A importância do efeito humano
Implantar Inteligência Artificial não é fácil
“Apenas 13% das empresas pesquisadas implementaram vários aplicações de IA em diversas equipes e a crise da COVID-19 não está ajudando aqueles que não o fizeram.”
Por um lado, é bom que saibamos que aplicar IA requer um esforço considerado, tendo em vista ser preciso empregar um novo paradigma para a Tecnologia da Informação. As companhias devem encarar a IA não como uma solução isolada mas sim como um componente que pode mudar radicalmente a forma como os seus negócios performam. Por outro lado, se apenas 13% das empresas estão com implementações robustas, isso nos mostra que uma grande parcela de companhias ainda precisa de ajuda para:
- identificar oportunidades;
- projetar soluções e implementar projetos de Inteligência Artificial alinhados com suas realidades.
Uma questão relevante aqui é que, assim como nos projetos de software tradicionais, as empresas têm dois caminhos a seguir: formar equipes internas e contratar parceiros de consultoria para atuar na implementação de seus projetos.
Assim, as empresas precisam buscar bons parceiros que se comprometam com seus objetivos e possam colaborar na identificação de oportunidades. Sobre formação de equipes focadas em IA, quero discorrer mais em outra oportunidade, já que este é um tema que me interessa bastante.
IA vale a pena
“97% dos líderes de IA em escala viram benefícios quantificáveis de suas implantações e são muito mais propensos a obter benefícios que atendam ou excedam suas expectativas no que diz respeito à geração de receitas, redução de riscos, envolvimento com clientes e otimização de custos.”
Fica claro que, mesmo que somente 13% das empresas pesquisadas tenha efetivamente virado a chave para o uso em escala da IA, 97% destas empresas já conseguem identificar resultados e, o mais importante, quantificar estes resultados sob o ponto de vista de melhorias operacionais.
Penso que esta é a resposta mais relevante da pesquisa: vale a pena usar a IA na busca de melhorias nos resultados.
Continuidade do uso massivo de Inteligência Artificial
No estudo 78% dos pesquisados declaram que irão continuar suas iniciativas com o uso de IA mantendo o ritmo dos investimento de 2020. Isso nos permite entender que em 2021 o mercado de Business analytics e Inteligência Artificial deve continuar aquecido. Além disso, outros 21% das empresa, devem aumentar o ritmo na implementação, de forma a expandir os projetos existentes e iniciar novos.
A importância do efeito humano
Um ponto na pesquisa que me deixou intrigado e satisfeito foi que 48% dos líderes mencionam que mantêm supervisão humana sobre seus modelos de IA. Praticamente metade verifica os resultados finais evidenciando como é importante o papel das pessoal na curadoria e na validação da IA para o sucesso de suas implementações.
Os modelos de IA são resultado de processos e técnicas implementados por pessoas com seus vieses e, por que não dizer, com seus erros. É importante ressaltar que montar uma equipe capacitada e alinhada com a cultura de IA é fator marcante na transformação das empresas. Assim como um software que precisa de maturação, os modelos de IA precisam ser avaliados, refatorados e ajustados constantemente para se adequarem de forma satisfatória aos processos que se destinam.
Em resumo, podemos constatar pela pesquisa que, em 2021, o cenário da aplicação da IA nas empresas se apresentará da seguinte forma:
- Continuará a ser uma das áreas da tecnologia da informação que mais se reverte em valor agregado para o negócio;
- As iniciativas de IA continuarão e os projetos se ampliarão;
- As pessoas têm papel primordial.
Portanto 2021 será um ano de fortalecimento da Inteligência Artificial como ferramenta decisiva para os processos de empresas de todos os segmentos.